2.3.09

Passados vários dias após o início das culturas procedemos, então, ao tão aguardado momento de vermos as dáfnias ao pormenor.

Foram seleccionadas algumas dáfnias das duas culturas iniciais e cada elemento fez a preparação microscópica de uma dáfnia de cada cultura.

  

Primeira obervação ao M.O.C.

 

 

Através da observação desta primeira preparação biológica, pudémos constatar que o organismo se tratava de uma dáfnia fêmea (é possível reparar com pormenor nos ovos partenogénicos).

 

Nesta mesma aula procedemos, também, ao treino da técnica de contagem do batimento cardíaco das dáfnias, de modo a familiarizar o grupo com este método para eventos futuros.

Observar uma dáfnia ao M.O.C. implica:

  • saber o material necessário à experiência;
  • saber preparar uma lâmina (preparação microscópica);
  • saber a constituição e o modo básico de funcionamento do microscópio óptico;
  • saber como efecturar a técnica para a contagem dos batimentos cardíacos, tanto para o controlo (dáfnia em meio normal - água) como para a solução (droga);
  • ter previamente algum conhecimento sobre drogas depressoras e drogas estimulantes, bem como prever os seus efeitos;
  • saber utilizar o material de laboratório (pipetas, lâminas, etc.) em perfeitas condições, de modo a aplicar as drogas, a preparar a lâmina com a dáfnia, etc.
  • acima de tudo uma grande atitude ética perante este organismo teste.

 

Nas próximas postagens serão colocadas imagens e vídeos das primeiras observações efectuadas em laboratorio. 
 

Observação

No próximo dia 17 de Março, pelas 10 horas, serão realizadas actividades práticas envolvendo a dáfnia, por exemplo, no estudo do ritmo cardíaco e em testes de toxicidades de águas.

 

O laboratório estará aberto, de início, apenas para a turma de Ciências A, do 12.º ano de escolaridade, pois o número de dáfnias ainda não é suficiente para apoiar as restantes turmas de 10.º, 11.º e ciclos. Contudo, novas actividades serão realizadas com estes últimos anos.

 

Encontra-se aberta a oportunidade de visitar o laboratório e ver ao pormenor a dáfnia.

 

link do postPor batidas-saudaveis, às 15:44  comentar

 
blogs SAPO
Dáfnia número
Free Counters
arquivos